Nuvnet Tecnologia

A Nuvem Computacional de ontem, hoje e amanhã – e a influência das tecnologias emergentes

Cloud Computing Tendências

A computação em nuvem na forma que entendemos hoje começou há mais de 10 anos, com o lançamento do Amazon Web Services (AWS). Esta foi a primeira opção comercialmente viável para as empresas a armazenar dados na nuvem em vez de On-Premise, e atuou como um serviço compartilhado para qualquer pessoa conectada à plataforma.

A computação em nuvem em estágio inicial era certamente mais técnica do que agora; no entanto, não era mais do que gerenciar um Datacenter – algo que os departamentos de TI na época estavam bem acostumados. Qualquer pessoa capaz de iniciar com êxito mecanismos virtuais, era capaz de configurar um ambiente em nuvem.

Essa nova forma de prover tecnologia começou oferecendo serviços muito mais básicos – rede, armazenamento e computação. Ao longo dos últimos 10 anos, vimos o volume de dados armazenados na nuvem crescer exponencialmente com empresas que frequentemente lidam com Petabytes de dados, em comparação com Gigabytes de antigamente. Com os dados explodindo ao nosso redor, os serviços na nuvem tiveram que aprender a ser muito mais eficientes.

Fonte: CloudTech